terça-feira, 28 de abril de 2009

PANQUECA DE MILHO VERDE

Bem, continuemos o blog...
Não consegui as fotos para completar os posts sobre as apresentações finais, então agora vou começar a postar minhas receitas favoritas, aquelas que testei em casa e o povo aprovou.
É hoje que me vingo (estão vendo minha cara de mau? hehe). Esta receita que apresento hoje não pôde ser usada na apresentação final do meu grupo porque o chef disse que as carnes do recheio não combinam. Tudo bem, pode até ser que do ponto de vista profissional não combine, mas experimente fazer em casa pra ver a maravilha que fica...
Em 2006, quando eu ainda nem sabia cozinhar direito eu estava assistindo o programa Mais Você e a Ana Maria apresentou um prato que fiquei encantada, e aqui está ele, com algumas adaptações que fiz nesses quase três anos que preparo esta receita:

PANQUECA DE MILHO VERDE
RECHEIO:
1 ½ litro Água
½ Kg Carne de sol (charque) dessalgado
3 dentes Alho amassados
1un Cebola cortada em quatro partes
700 g Coxa e sobrecoxas (ou peito) de frango
1 Colher (sopa) Azeite de oliva
1 Colher (sopa) Manteiga
1 un Cebola cortada em rodelas finas
QN Pimenta do reino branca
QN Cominho
QN Cebolinha verde
MASSA
1 xicara Leite
1 lata Milho verde escorrido
3 un Ovos
2 Colh (sopa) Farinha de trigo
QN Sal e pimenta do reino branca
MOLHO
Caldo do cozimento das carnes
1 lata Milho verde escorrido
PREPARAÇÃO:
RECHEIO:
- Em uma panela de pressão: a água, o charque, o alho e a cebola.
- Deixar na cozinhar por 40 minutos (contados a partir do início da fervura) e acrescentar o frango. Cozinhar por mais 25 minutos na pressão.
- Retirar as carnes e desfiar. Guarde a água do cozimento das carnes.
- Em uma panela dourar a cebola em rodelas com o azeite e a manteiga. Acrescentar as carnes desfiadas. Condimentar com pimenta branca e cominho, conferir o sal e após retirar do fogo acrescentar cebolinha verde picada.
MASSA:
- Bater no liquidificador o leite e o milho verde. Passar por uma peneira (na falta da peneira pode ser espremido em um pano de prato). Descartar as cascas do milho que sobrarem na peneira.
- Devolver para o liquidificador e bater com os ovos, a farinha, o sal e a pimenta.
MOLHO:
- Bater os ingredientes no liquidificador e peneirar.
- Levar ao fogo médio até o molho/creme engrossar.
MONTAGEM:
- Após preparar as massas de milho colocar em cada panqueca uma quantidade de recheio e enrolar ou fazer uma trouxinha que pode ser amarrada com cebolete levemente aferventada.
- Dispor as panquecas já recheadas em um refratário, cobrir com o molho de milho, salpicar com queijo parmesão ralado e levar ao forno pré-aquecido por 15 a 20 minutos para aquecer.
OBSERVAÇÕES:
- Não colocar sal no recheio nem no molho, pois o charque pode ainda conter sal mesmo depois do dessalgue, por isso é importante conferir o sal no final do preparo de cada um dos itens.
- Sugestão da Ana Maria Braga: Colocar dentro da panqueca um legume de preferência (ela usou quiabo cortado em rodelas e frito). Eu já usei espinafre, fica muito bom.
BON APPÉTIT........
.........................

Bem, é isso aí, pessoal, minha primeira receita...... Clique aqui se quiser ver a receita original.
Aguardem que vem muito mais por aí....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário